© this site was created by sem rótulo. Proudly created with Wix.com

  • White Instagram Icon
  • White Spotify Icon
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White SoundCloud Icon

Venha escrever histórias legais com a gente!

Em números:

18

escolas públicas de Campinas

18

ideias aprimoradas ou transformadas em projetos

18

educadores

jovens (Ensino fundamental II e Ensino médio) impactados diretamente

90

18

grêmios estudantis envolvidos

02

oficinas: Construção de projetos e Comunicação.

07

horas de capacitação

Prêmio Atitude Educação 2018

Fotos por Laura Gonçalves Sucena: Fundação Feac.

Tema - Participação: transformar ideias em ação

Cliente: Fundação FEAC

Local: Campinas - SP

Data: Abril a Junho/2018

 

O projeto

 

Liderado pela Fundação FEAC e a Fundação Educar DPaschoal, o Atitude Educação é um prêmio criado para ampliar a conscientização de jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades. Para participar, jovens de escolas públicas (estaduais e municipais de Campinas) propuseram um vídeo com ideia de projetos para beneficiar estes espaços. Desses, 18 foram pré-selecionados para uma mentoria de tirar a ideia do papel e outra mentoria de comunicação focada em tornar atraente e efetiva a apresentação para os de jurados. Esta banca definirá 9 projetos a serem contemplados com recursos para colocar o projeto em prática.

A missão do Coletivo nessa empreitada:

 

Nosso papel foi entender as ideias dos 18 pré-selecionados e preparar duas formações: a primeira com o objetivo de orientá-los na formatação e no aprofundamento de suas ideias para transformá-las em algo tangível e realizável. A segunda, com intuito de afinar o projeto e compartilhar técnicas de apresentação para que seus projetos possam cativar e envolver de forma eficiente aos jurados.

O que entregamos

 

Planejamos e executamos duas oficinas criativas e desenvolvemos uma caixa de ferramentas para auxiliar a criação de projetos de impacto e apresentações incríveis para a banca avaliadora.

Quem participou falou:

“Acreditamos que unir esforços e pensar junto com instituições que buscam o mesmo objetivo qualifica o processo, potencializa o resultado e todos os envolvidos saem ganhando. Foi exatamente assim a nossa experiência ao formar parceria com o Coletivo Sem Rótulo para acelerar os projetos finalistas do projeto Atitude Educação – 2018. Durante todo o processo ficou evidente o engajamento, a disciplina e o comprometimento de toda a equipe em fazer com que nossos objetivos fossem alcançados.

 

Nos preocupamos muito com a qualidade daquilo que oferecemos ao nosso público e percebemos que foi com essa energia e cuidado que o Coletivo Sem Rótulo aceitou o desafio na etapa de qualificação dos projetos junto com a Fundação FEAC e Fundação Educar DPaschoal. Pois por meio de metodologia inovadora trouxeram a oficina com linguagem acessível ao nosso público, totalmente customizada e com grande potencial de transformação." 

Raika Muracami

FEAC

"O programa Atitude Educação é uma iniciativa essencial para permitir aos estudantes se depararem com novas experiências que estão além da rotina da sala de aula, o que favorece à ampliação do horizonte cultural deles. O programa também ocupa um lugar que poderia ser melhor explorado pelas escolas e pela Secretaria Estadual de Educação.

Um elemento a ser destacado é a equipe do Coletivo Sem Rótulo. A condução do processo foi excelente e eles foram importantíssimos para fortalecer o entendimento do que é um projeto social/educacional, sempre com orientações muito precisas e esclarecedoras através de metodologias inovadoras que não são utilizadas comumente nas escolas, tornando este processo muito mais atraente para os estudantes.

Embora o contato com o programa e com o Coletivo tenha sido breve, o impacto tem sido muito significante!"

Thiago D’Agosta Camargo

Professor

E.E. Adalberto Prado e Silva

"Eu gostei muito do trabalho que o pessoal do grupo Coletivo Sem Rótulo fez conosco, pois eles nos ajudaram a conhecer melhor o nosso projeto, e ver o que realmente era preciso fazer para melhorar, e transformá-lo em um projeto inovador.

Além de trazer mais conhecimento para todos nós, eles foram super atenciosos e nos ajudaram com dúvidas, mas, além de tudo, mostraram que dentro do nosso grupo deveria ter mais harmonia para que o nosso projeto pudesse melhorar a cada dia.

Eles também nos ensinaram novas ferramentas para identificar os critérios de inovação, impacto e abrangência das nossas ideias.

Toda essa aprendizagem com o pessoal do Coletivo Sem Rótulo valeu muito a pena, pois enxergamos o que precisávamos para melhorar nosso trabalho e, no final do dia, saímos de lá conscientes do que queríamos e sabendo tudo que o nosso projeto precisava para ficar ainda melhor."

Giovanna Lopes Tavares

Aluna

E.E. Professor Luiz Galhardo

Consulting

"As oficinas do Coletivo Sem Rótulo foram muito interessantes, bem planejadas e executadas, apresentando os conceitos e conteúdos necessários aos Projetos de forma diversificada, clara e objetiva. Utilizaram diversos recursos, tais como dinâmicas, vídeos e materiais impressos. Foram muito práticas e instigantes, propiciaram a participação e integração de todos os membros da nossa equipe. Utilizaram linguagem e estética com as quais os jovens se identificaram plenamente.

 

Contribuíram muito para o aprendizado dos estudantes e o meu também, desenvolvendo maior consciência de como escrever e apresentar um projeto. Contribuiu para que olhássemos para nosso projeto com maior clareza e, aos poucos, todos se apropriassem dos objetivos, justificativas, etapas, público alvo e tudo que o compõe. Ficamos mais confiantes e orgulhosos. E, pelos depoimentos dos estudantes, eles levarão para suas vidas tudo que vivenciaram e aprenderam nas oficinas."

Helvécio Alves Junior

Professor EMEF Benevenuto de Figueiredo Torres

Vamos fazer algo juntos?